“Organizational Culture and Leadership” de Edgar Schein é uma obra seminal que aprofunda a compreensão da cultura organizacional e do papel da liderança na formação e evolução dessa cultura. A cultura organizacional é um tema complexo que Edgar Schein decifra habilmente em sua obra. Ele descreve a cultura como o conjunto de normas, valores, crenças e comportamentos que definem a identidade de uma organização. É a “cola” que mantém uma organização junta e é moldada, em grande parte, pela liderança.

Definição de Cultura Organizacional

Schein define cultura organizacional como um padrão de pressupostos básicos compartilhados que foram aprendidos por um grupo à medida que resolviam problemas de integração externa e interna. Uma vez considerados válidos, esses pressupostos são ensinados a novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir.

Níveis de Cultura Organizacional

Schein identifica três níveis de cultura organizacional:

  1. Artefatos Visíveis: Estes são comportamentos, processos e símbolos observáveis. No entanto, são difíceis de decifrar sem entender os níveis mais profundos da cultura.
  2. Valores Declarados: Estes são os valores, objetivos e filosofias expressos pela organização. Eles muitas vezes se originam dos fundadores e líderes da organização.
  3. Pressupostos Básicos: São as crenças e valores tácitos e implícitos que guiam o comportamento. Eles são difíceis de alterar e são a essência da cultura de uma organização.

A Formação da Cultura Organizacional

A cultura se forma quando uma organização enfrenta e supera desafios. À medida que soluções para problemas são encontradas e provam ser eficazes, elas se tornam enraizadas como pressupostos básicos. Fundadores e líderes iniciais têm um papel crucial na formação da cultura, pois suas crenças e valores iniciais se tornam a base sobre a qual a cultura é construída.

Liderança e Cultura Organizacional

A liderança não apenas molda a cultura, mas é também moldada por ela. Líderes eficazes entendem a cultura existente de uma organização e trabalham com ela para alcançar objetivos organizacionais. No entanto, quando a mudança é necessária, líderes fortes podem desafiar e alterar a cultura existente. Schein argumenta que a compreensão da cultura é crucial para a eficácia da liderança.

Mudança Cultural e Desafios

Mudar a cultura é um dos desafios mais complexos que uma organização pode enfrentar. Requer a reavaliação e alteração dos pressupostos básicos compartilhados. Líderes desempenham um papel crucial nesse processo, fornecendo uma visão clara, comunicando eficazmente e sendo modelos para os comportamentos desejados.

 

 

Schein conclui que a cultura organizacional e a liderança estão intrinsecamente ligadas. Uma compreensão profunda da cultura de uma organização é essencial para a liderança eficaz, e a liderança, por sua vez, tem o poder de moldar e alterar essa cultura. Ele enfatiza a necessidade de líderes estarem cientes dos pressupostos culturais e trabalharem com eles para criar organizações bem-sucedidas e adaptáveis.

Gostou do conteúdo e tem alguma pergunta ou observação? Preenche o formulário com seus dados e envie sua mensagem. Clique abaixo no Link “Entre em Contato”.

Entre em contato

ATENÇÃO: Que tal conhecer Agora o Método ÚNICO e SIMPLES Usado para CRIAR Negócios de Sucesso na Internet 100% do Zero?

E AINDA: Na aula apresentada será mostrada a Conta com o Valor R$ 181.992,82 recebido online, e como você pode copiar o que foi feito mesmo sendo iniciante.

Compartilha esse conteúdo: